Cartão SUS
Possibilita a identificação única dos usuários do SUS e, com isso, é possível reunir o conjunto de atendimentos realizados, onde quer que aconteçam. Hoje, todo brasileiro com CPF válido possui o número do Cartão Nacional de Saúde, como consequência da integração da base de dados do cartão (CadSUS Web) com a Receita Federal.
O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, será possível organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o País.
As unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão. Se o paciente não tiver o cartão (digital ou em mídia plástica) ou mesmo o número, o registro pode ser feito no momento do atendimento. Isso vale tanto para as unidades públicas como privadas.
Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios. Desta forma, basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa do cidadão para efetuar o cadastro. É necessário informar o nome do usuário do SUS, o nome da mãe, o sexo, raça e etnia, o município de naturalidade, a data de nascimento e o endereço.
Fonte:
O cartão representa um avanço no sistema público de saúde, pois identifica os usuários do SUS e organiza a gestão a partir das necessidades da população e dos fluxos de uso do sistema de saúde.
ResponderExcluirATT: THAINA PORTO
A organização e a busca incessante de melhorias no sistema faz-se necessário, uma vez que a teoria nem sempre corresponde à prática no dia a dia de quem utiliza os serviços.
ResponderExcluirA saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que deve ser garantido “mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. “O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade como um todo”.
ResponderExcluirO SUS foi garantido na Constituição de 1988 graças à ampla mobilização da sociedade e de
ResponderExcluirprofissionais de saúde.
O Brasil é o único país do mundo que garante para quase 200 milhões de habitantes um Sistema de Saúde público. O Canadá tem 40 milhões de pessoas na saúde pública.
AMO o SUS! Por mais que as pessoas digam que nao funciona ou tenha uma terrivel gestao que leve as pessoas a falarem tal, mas FUNCIONA SIM!
ResponderExcluirAgora estou vendo o quanto o SUS é importante para um cidadão brasileiro. Ele já enfrentou várias mudanças e espero continuar mudando. Bacana essa postagem sobre o cartão do SUS. Visitem o blog da equipe VIGILÂNCIA A SAÚDE: http://vigilanciasaudefanor.blogspot.com.br/ Obrigado.
ResponderExcluirAgora estou vendo o quanto o SUS é importante para um cidadão brasileiro. Ele já enfrentou várias mudanças e espero continuar mudando. Bacana essa postagem sobre o cartão do SUS. Visitem o blog da equipe VIGILÂNCIA A SAÚDE: http://vigilanciasaudefanor.blogspot.com.br/ Obrigado.
ResponderExcluirAchei super interessante o cartão do SUS pois tem como objetivo armazenar dados sobre o atendimento prestado aos usuários que facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde, fornecendo informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do País e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e troca de conhecimento para ajudar na elaboração e execução das políticas públicas de saúde, espero imensamente que a teoria corresponda a pratica.
ResponderExcluirquando entendemos melhor o que é o SUS e como ele funciona é quase impossível não amar.
ResponderExcluirE de grande importância entender mais dessa ferramenta criada pelo Governo, para organizar e registrar todos os atendimentos médicos no país realizados através desse sistema.
ResponderExcluirA iniciativa do cartão SUS foi de muita importância, assim podem ser armazenadas informações necessárias a saúde, de cada paciente. É muito produtivo conhecer o SUS como ele verdadeiramente é, passamos a ver que há muito o que admirar.
ResponderExcluir